O que é Coaching

"Coaching é uma relação de parceria que revela e liberta o potencial das pessoas de forma a maximizar o desempenho delas. É ajudá-las a aprender ao invés de ensinar algo a elas."
- Timothy Gallwey

"Coaching é uma metodologia com validação cientifica, um processo de auto conhecimento e desenvolvimento, cujo objetivo é levar o cliente a ter clareza na definição dos seus objetivos e a melhor forma de alcança-los. Sempre alinhado aos valores e ao que faz sentido para cada individuo."
- Mundo Coaching Brasil

"Conduzido de maneira confidencial, o processo de Coaching é realizado através das chamadas sessões, onde um profissional chamado Coach tem a função de estimular, apoiar e despertar em seu cliente, também conhecido como coachee, o seu potencial infinito para que este conquiste tudo o que deseja. As sessões de Coaching, individuais ou em grupo, podem ser realizadas semanalmente, quinzenalmente ou mensalmente e tem duração, em média, de uma a duas horas, tudo isso definido em comum acordo entre Coach e Coachee. Por ser um processo completamente flexível, o Coaching pode ser aplicado em qualquer contexto e direcionado a pessoas, profissionais das mais diversas profissões e empresas de diferentes portes e segmentos."
- Site IBC

"Para entender melhor o significado de Coaching, é necessário saber que se trata de um processo com começo, meio e fim, sempre focado no futuro. Estudado desde 1850, o Coaching desenvolve as habilidades e percepções dos clientes, para que estes encontrem a saída de seus problemas. As origens destes não são tratadas durante uma sessão e as metas futuras são sempre prioritárias. Diferentemente da autoajuda, o Coaching prevê a atuação de um profissional altamente qualificado (o coach) para motivar e conduzir o seu cliente ao alcance de seus objetivos."
- Site SBCOACHING

"O programa de coaching é um processo eficaz de crescimento e desenvolvimento humano baseada em técnicas específicas através das quais o coach apóia e orienta o cliente a atingir metas nas diversas áreas de sua vida, ajudando-o a ser e realizar tudo o que ele é capaz. O coaching se propõe a levar o cliente à tomada de consciência, à mudança comportamental, ao discernimento das escolhas e à superação de si. Foca o objetivo do cliente e a definição da estratégia; suas metas e suas ações.

Tendo como base de trabalho o autoconhecimento, o coaching gera resultados concretos na vida do cliente porque o coloca em contato direto com seus próprios recursos (ou forças); muitas vezes por ele esquecidos ou até desconhecidos. O acesso a esses recursos traz entusiasmo e motivação, o faz se sentir mais seguro, confiante e determinado, funcionando assim como força propulsora que o impulsiona à busca dos seus objetivos."
-Marília Fiuza (coach)